sexta-feira, 3 de junho de 2011

Gacc : Promovendo o Desenvolvimento Social nas Comunidades Carentes do Ceará


Com 23 anos de atuação, o Gacc detem ampla experiência na execução de projetos sociais voltados às populações mais vulneráveis do Estado do Ceará. As ações desenvolvidas vêm se consolidando gradualmente e têm o reconhecimento da sociedade civil. A Instituição foi eleita entre 2002 e 2005, pela Fundação Demócrito Rocha - Projeto Anuário do Ceará do Jornal O POVO, entre as 10 Instituições da Sociedade Civil que mais se destacam no Ceará, com base no número de beneficiados, no impacto social, na transparência e na relevância do trabalho empreendido junto aos públicos beneficiados..
MISSÃO contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico e cultural das comunidades carentes urbanas e rurais do Estado do Ceará, buscando o fortalecimento da cidadania para o alcance da equidade social.
As ações desenvolvidas compreendem a cinco linhas:
Orientação para a Saúde e Cidadania: Plantão Social e Estimulação do Desenvolvimento Infantil
Educação complementar para crianças e adolescentes: Educação Integrada, Resignificando o Aprender, Galera Cidadã, Tenda da Leitura e Grupo Criança;
Formação Profissionalizante e Acesso ao Mercado de Trabalho: Cursos de Qualificação e Balcão de Emprego;
• Desenvolvimento  de Lideranças Comunitárias: Assessoria no gerenciamento, na elaboração de projetos, nas formações e no acompanhamento do processo de busca de sustentabilidade junto a Associações e Lideranças Comunitárias;
Fortalecimento da Agropecuária familiar: irrigação comunitária, apicultura, avicultura, bovinocultura, mandiocultura;
Para a realização das ações, são estabelecidas  Parceria com Associações Comunitárias dos Municípios, cabendo a estas o gerenciamento técnico, humano e financeiro das atividades. Dessa forma, o Gacc assessora tecnicamente as associações e as equipes, de maneira a torná-las aptas a exercerem sua autônomia no seu processo de desenvolvimento.
O Gacc está presente em quatro bairros do Município de Fortaleza:  Genibaú, Jardim União, Granja Portugal e Antônio Bezerra e nas cidades de Granja, Parambú, Tejuçuoca e Várzea Alegre.
O Gacc dispõe de uma equipe técnica qualificada composta de Assistente Social, Pedagogos, Enfermeiro, Terapeutas Ocupacionais, Agrônomo, Contador, Historiadora e profissionais de nível médio, em  processo permanente de formação. Desenvolveu competências técnicas e administrativas obtendo reconhecimento no meio público, privado e não governamental com os quais se relaciona.
Reconhecido local e nacionalmente como instituição ética e profissional, que desenvolve um trabalho articulado e integrado para a intervenção nas questões sociais do Estado, obteve  prêmios e titulações de referência local e nacional.
Filiada a ABONG – Associação Brasileira das Organizações Não Governamentais, com participação efetiva na Regional Nordeste III; integra o  Fórum ONGs AIDS Ceará, a Rede de Sócio Economia Solidária, o Fórum de Enfrentamento da Violência Contra Criança e Adolescentes,  a Rede de Assistência Técnica e de Extensão Rural e a  Campanha Nacional pela Educação.
Visão
Constituir-se no período de dez anos como referencial de tecnologias sociais no desenvolvimento para melhoria das condições de vida das comunidades carentes.
Valores
• Simpatia e otimismo
• Compromisso e ética
• Dinamismo e segurança
• Transparência e idoneidade
• Sinergia e solidariedade
• Não-assistencialismo
• Respeito à diversidade
• Independência política e religiosa
• Multidisciplinaridade

Nenhum comentário:

Postar um comentário