quarta-feira, 6 de abril de 2011

Turismo Sustentável

O QUE É TURISMO SUSTENTÁVEL?
Turismo sustentável é aquele que atende, simultaneamente, às necessidades dos turistas e das regiões receptoras, ao mesmo tempo em que protege e amplia as oportunidades para o futuro. É um condutor ao gerenciamento de todos os recursos, de tal forma que as necessidades econômicas, sociais e ambientais possam ser satisfeitas sem desprezar a manutenção da integridade cultural, dos processos ecológicos essenciais, da diversidade biológica e dos sistemas que garantem a vida. 
Qual a importância do turismo sustentável nos dias atuais ? 

O planejamento e prática do turismo sustentável é a mais eficaz forma de evitar a ocorrência de danos irreversíveis nos meios turísticos, de minimizar os custos sociais, econômicos e ambientais que afetam os moradores das localidades, e de otimizar os benefícios do desenvolvimento turístico.

Como a ACT contribui com os princípios de sustentabilidade ?  
Todas as viagens da ACT observam rigorosamente os princípios de sustentabilidade turística, trazendo inúmeros benefícios tanto aos nossos clientes quanto aos destinos turísticos que trabalhamos, através das seguintes medidas, entre outras:
.privilegiando fornecedores que adotam rígidos princípios de sustentabilidade;
.renunciando ao turismo de massa e fornecedores descompromissados;
.informando e orientando corretamente os nossos clientes;
.disseminando os princípios de sustentabilidade no mercado de turismo, com o público em geral e no meio acadêmico;
.incentivando destinos turísticos com vocação conservacionista;
.eliminando material gráfico e propaganda desnecessária (nosso material impresso é exclusivamente institucional).

Qual a qualificação que permite à ACT ser considerada pioneira em turismo sustentável no Brasil ?

O diretor da ACT, Adriano Lucchesi, é também autor da dissertação de mestrado “Exploração Turística e Sustentabilidade: as Reservas de Safári na África do Sul”, defendida e aprovada na ECA-USP. Além de reposicionar a conceituação de sustentabilidade turística, a dissertação analisa de forma inédita a interação entre os parques nacionais e as reservas privadas de safári na África do Sul, formando um modelo peculiar de exploração turística sustentável. A pesquisa para a dissertação foi feita ao longo de 10 anos de viagens na África do Sul. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário